A Vertiko oferece consultoria e elaboração de projeto estrutural para empreendimentos residenciais, comerciais e industriais de todos os portes.
Prestamos consultoria em tecnologia de estruturas na elaboração do ante-projeto de arquitetura. Fazemos o projeto estrutural de edifícios integrado a dinâmica da construtora e em sintonia com os projetos complementares, bem como: Laudos técnicos de estruturas; Projeto de recuperação de estruturas; Projeto de Estruturas metálicas; Projeto de Obras industriais.
Veja quais os tipos de estrutura que podem ser projetados pela Vertiko:
Concreto armado convencional (clássico)
Sistema clássico e tradicional em que as lajes apoiam diretamente sobre vigas, a que utiliza apenas aço CA-50. Esse tipo de estrutura é largamente adotado para lajes com vãos relativamente pequenos e em obras que a velocidade e liberdade de modificação da arquitetura não estão em questão.
Concreto armado convencional (laje cogumelo)
Pré-moldados em concreto
Estrutura metálica
Concreto protendido

Sistema estrutural no qual combina aço Ca-50 e cordoalhas engraxadas CP-190. Estas lajes são capazes de vencer grandes vãos utilizando pequenas espessuras e apresentando fissuração e flechas reduzidas, pois, além da pré-compressão, a protensão balanceia grande parte das cargas permanentes e somente uma parte da carga total é que provoca flechas e tensões de tração no concreto.
As lajes protendidas sem vigas permitem o uso de pés-direitos menores, resultando numa menor altura total do edifício, ou num maior número de pavimentos.
Nos edifícios residenciais e comerciais o uso de lajes lisas protendidas permite grande flexibilização na utilização dos espaços e o menor número de pilares pode aumentar as vagas de garagem.
Outra grande vantagem das lajes protendidas é a execução de pisos de grande comprimento (~72 m) sem juntas de dilatação, pois a pré-compressão introduzida pela protensão combate a fissuração devido à retração do concreto.
A simplicidade de execução da fôrma plana, a facilidade de fixação das ancoragens Individuais, resultam numa maior rapidez de execução da estrutura.


Alvenaria estrutural

Sistema construtivo onde as alvenarias, antes exclusivas de vedação, tornam-se a própria estrutura eliminando a presença de pilares e vigas. Assim, a alvenaria tem função de vedação e sustentação da edificação.
È utilizada em sua grande maioria em edificações residenciais de padrão popular, onde os ambientes são relativamente pequenos.
Alguns pontos positivos do sistema que podemos destacar são economia de formas, redução nos revestimentos, desperdícios de material e mão de obra, número de especialidades e flexibilidade no ritmo de execução da obra, além de se adequar em edifícios com mais de 15 pavimentos.


Bases e edificações para equipamentos industriais
Vertiko - Engenharia Estrutural - © 2012 - Todos os direitos reservados.